LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Para a familiaridade com as Ciências Biológicas, Química e Física, nossos alunos do 1° ao 9° ano e Ensino Médio têm a sua disposição dois laboratórios com materiais específicos para a realização de experimentos, ou seja, aplicação da teoria na prática.

No caso do 1° ao 5° ano, os alunos frequentam o laboratório sempre que o conteúdo desenvolvido permitir.

Já os alunos do 6° ao 9° ano e Ensino Médio frequentam o laboratório seguindo a ordem de estudos e conteúdos de sala de aula. Os alunos utilizam luvas e avental, para aumentar a segurança ao manipularem materiais e produtos químicos.

INFORMÁTICA

A fim de complementar os estudos, familiarizar-se e exercitar o uso de recursos tecnológicos do computador e da internet, todos os alunos a partir do Jardim II têm aulas de informática uma vez por semana.

O Colégio “Discere Laboratum” dispõe de duas salas de informática: uma para alunos da Educação Infantil e 1° ano e outra para alunos a partir do 2° ano, coordenadas por professores especializados.

A partir do 8° ano, seu uso acontece na realização de atividades que integram conteúdos de sala de aula com os recursos da informática.

BRINQUEDOTECA

Em 2005, concretizamos um desejo bastante antigo: instalar nossa brinquedoteca. Ela foi concebida e montada a partir de vários estudos e levando em conta o interesse e a faixa etária das crianças. É usada por crianças da Educação Infantil e 1º ano.

SALA DE PROJEÇÃO

Com o objetivo de enriquecer as aulas e ilustrar os conteúdos trabalhados, possuímos um grande acervo de DVDs pedagógicos e culturais, selecionados previamente pelos professores.

A sala de projeção é o local aonde estas sessões acontecem para alunos de Educação Infantil e 1º ano. Todos se acomodam no aconchego das almofadas/puffs, para assistir e depois conversar.

SALA MULTIMÍDIA

Montamos essa sala com paredes pretas, mobiliário adequado, computador, DVD, tv de plasma, ar condicionado e tratamento acústico, com o objetivo de aproveitar toda a tecnologia disponível para atender melhor a alunos e professores. Ela é muito usada por alunos de Ensino Fundamental II e Médio.

SALA DE MÚSICA

A habilidade e o gosto musical devem ser estimulados desde a mais tenra idade. Por isso, nossos alunos têm, semanalmente, aulas de Música com professor especialista e em uma sala específica.

É um ambiente rico em estimulação com pandeiros, tambores, baquetas, xilofones, flautas e bandinhas completas, que incrementam nossas aulas e fazem a alegria das crianças.

A partir do 2º ano, introduzimos também o curso de Flauta Pedagógica e, assim, nossos alunos passam a tocar um instrumento específico, conhecem e leem pautas e notas musicais.

No 5º ano, os alunos iniciam a flauta doce, e nos anos seguintes passam por várias experiências com percussão, instrumentos de corda, ampliação de repertório, teoria musical e leitura de partituras, até o fim do 9º ano.

SALA DE LEITURA

Também em 2005 formalizamos este espaço especial para as crianças de Educação Infantil e 1o ano desenvolverem ainda mais o gosto pela leitura. Em dias programados, as crianças visitam a sala de leitura tanto para manusear livros livremente quanto para ouvir histórias. O cuidado com a organização do ambiente e o carinho com os livros são sempre lembrados.

CASINHA DE VIDA PRÁTICA

Temos um espaço muito especial em nosso Colégio: a casinha de vida prática. Nela tentamos reproduzir o ambiente de uma casa normal, com sala, cozinha, lavanderia e todos os móveis que acompanham esses espaços.

Acreditamos que, para as crianças, viver esse mundo de faz de conta é fundamental, pois, além das tarefas que realizam neste local, elas também vivenciam diferentes papéis: mamãe, papai, filhinho, vovó…

As crianças frequentam a casinha de vida prática sempre que as professoras planejam, em seu dia, esse momento especial.

Os cuidados com o ambiente são muito valorizados: eu brinco, eu arrumo.

CANTINAS E REFEITÓRIOS

O recreio escolar sempre teve uma função social e afetiva, além de nutricional. É hora de conviver e conversar descontraidamente, além de compartilhar hábitos alimentares e de repor energias.

Os lanches também carregam emoções! Tanto os que foram preparados com capricho e carinho pelos familiares e enviados nas lancheiras, quanto os quitutes das “Tias cantineiras”. Por tudo isso, é importante que os alunos possam fazer esta refeição em ambientes acolhedores e agradáveis.

Em nosso Colégio contamos com uma estrutura completa:

– Três amplos refeitórios, onde os alunos da Educação Infantil e 1º ano lancham tranquilamente e com organização.

– Duas cantinas que atendem aos alunos do Ensino Fundamental (2º ao 9º ano) e Médio. Ambas oferecem opções saudáveis de lanches (excluindo, portanto, as “frituras” e os salgadinhos industrializados) e são informatizadas, dispensando o uso de dinheiro.

Para o Ensino Infantil, o lanche das crianças é mandado de casa, segundo escolha das famílias. O lanche é feito no refeitório, sempre acompanhado pela professora de sala e pela tia auxiliar. Não temos um cardápio fixo, mas enviamos algumas sugestões, indicadas por uma nutricionista, para ajudar na tarefa diária de selecionar o que mandar na lancheira.

Os alunos do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem usar a cantina do Colégio e as turmas são divididas por faixa etária e horários diferentes nas nossas 2 cantinas, de forma que todos têm tempo suficiente para comprar e comer seu lanche.